sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Primeira fábrica de chocolates do Brasil

    
     A Neugebauer, foi a primeira fábrica de chocolates do Brasil. Ela foi fundada pelos irmãos imigrantes alemães Franz e Max Neugebauer, e o sócio Fritz Gerhardt, em setembro de 1891. Quando o técnico confeiteiro alemão Franz Neugebauer chegou a Porto Alegre, em 1888, conversou com as autoridades municipais e percebeu o interesse que tinham na implantação de novas indústrias. Foi então que passou a desenvolver seus planos para fabricar produtos alimentícios.
     Após conseguir o local, um prédio onde antes funcionara uma escola, Franz Neugebauer escreve a seus familiares na Alemanha, pedindo ao seu irmão Ernest que se especializasse no ramo de confeitaria e chocolates e viesse para o Brasil, com a finalidade de iniciarem a indústria.
      E assim, Franz e Max Neugebauer, juntamente com o amigo Fritz Gerhardt, fundaram a firma Neugebauer Irmãos & Gerhardt, em 17 de setembro de 1891. O início das atividades foi de lutas e obstáculos, contudo conseguiram ampliar a produção, principalmente depois da chegada de Ernest ao Brasil, trazendo novas técnicas e aumentando o capital da empresa. Em 1896, com o grande sucesso alcançado, a fábrica expandiu-se e iniciou a construção de mais um prédio e, com a saída de Fritz Gerhardt, mudou a razão social para Neugebauer & Irmãos.
     No início do século XX, com o pleno êxito dos negócios, a fábrica já não comportava o aumento das vendas e era preciso crescer mais. Em 1903, adquiriram mais um terreno e deram início a construção do prédio de dois andares, que por muito tempo foi o maior do bairro Navegantes, em Porto Alegre. Nas novas instalações, ampliaram a área industrial e abriram a primeira loja de produtos. Com o sucesso alcançado, os irmãos Neugebauer foram vitoriosos com sua fábrica, hoje a mais tradicional indústria de chocolates do país.
     Em setembro de 2002, a empresa foi adquirida pela Florestal Alimentos, de Lajeado (RS), e ultrapassou as fronteiras do território brasileiro. Atualmente exporta bombons bola, bombons sortidos, tabletes, barras e confeitos para vários países, como: África do Sul, México, Costa Rica, Omã, Jamaica, Ghana, Panamá, República Dominicana, Equador, Israel, Ilhas Fiji e Nova Zelândia, entre outros.
     Entre os seus produtos, destacam-se a barra de chocolate Preto e Branco, a primeira do país fabricada com duas camadas, o bombom Amor Carioca, os confeitos Bib’s, os tabletes Refeição e Stikadinho, além da caixa de bombons sortidos Lembranças, da nova versão do bombom Noite de Gala e do relançamento do apreciado bombom Love Me.




Nenhum comentário:

Postar um comentário