quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SOCORRO! O chocolate pode desaparecer!

      Em 20 anos o chocolate pode se tornar uma iguaria rara. De acordo com a Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra, o consumo da guloseima está aumentando mais rápido que a produção de cacau. Isso significa que o preço do chocolate deverá ficar bem mais caro no futuro.
     De acordo com a associação, o preço do cacau duplicou nos últimos seis anos. Isso porque os produtores não recebem incentivos para replantar as árvores nas plantações. Outro problema é que o cacau só pode ser cultivado em zonas próximas à linha do Equador, compreendendo, em sua maioria, países em desenvolvimento, sem grandes recursos.
     Grandes fabricantes de chocolate já uniram esforços e sequenciaram o genoma do cacau na tentativa de descobrir meios de produzir plantas mais fortes, adaptáveis a outros ambientes. Contudo, mesmo o cacau fortalecido deverá competir com alternativas mais lucrativas, como as plantas que possibilitam a produção de biocombustíveis e alimentos, como: milho, cana e soja. Essas plantas trazem mais lucro ao produtor e são mais fáceis de serem cultivadas, de acordo com a associação inglesa.
     John Mason, diretor-executivo e fundador do Conselho de Pesquisa e Conservação da Natureza, disse que em 20 anos, o chocolate será como o caviar. "Será tão caro e escasso que o cidadão comum não conseguirá comprar". O mercado do chocolate já mostra uma tendência de alta de preços.




 

2 comentários:

  1. Marisa,

    Eu realmente nunca tinha pensado nisso! Poxa, imagina só, ficar sem chocolate? A vida ia ser muito menos doce, não é? =(

    Só fiquei curiosa com uma coisa... se não tem cacau na Bélgica nem na Suíça, por que será que os chocolates de lá são tão famosos? É feito de outra coisa, será?

    Acho que não entendo muito de chocolates... só de comprar mesmo... rs =)

    Aliás, o que aconteceu com a pesquisa sobre o chocolate branco e o preto? Estava ficando tão legal! Deu algum problema?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa,

    Gostei de ver uma notícia, que tem tudo a ver com seu blog, postada direitinho, com fonte de pesquisa. Parabéns!

    Por outro lado, é preocupante pensar que o chocolate, tão consumido pela maioria das pessoas comuns e tão nutritivo, pode passar a ser iguaria de poucos.

    Estou adorando seu blog... continuarei acompanhando!

    Beijo

    ResponderExcluir