terça-feira, 29 de março de 2011

COMO FAZER OVOS DE PÁSCOA

A primeira coisa que eu vou ensinar é o ovo de páscoa básico, ele será a base para criar outros mais elaborados.


     Você vai precisar comprar os seguintes materiais:
  • Recipiente de vidro que será usado para derreter o chocolate.
  • Uma espátula feita de metal ou plástico
  • Uma colher feita de plástico
  • Fermas de silicone ou de plástico para dar forma ao chocolate
  • Papel manteiga
  • Uma assadeira para colocar o chocolate na geladeira
     Onde comprar materiais para fazer ovos de páscoa?
     Este tipo de material é encontrado facilmente em lojas especializadas em artesanato e artigos para festas. Você também pode comprar pela Internet pois existem muitas lojas que vendem esses produtos com entrega em casa. Se você vai produzir poucos ovos pode comprar chocolates em barras encontrados em supermercados. Normalmente estas barras possuem 500kg ou 1kg. Se deseja comprar em grande quantidade localize na sua cidade empresas que trabalham como destruidoras de doces e chocolates para o comércio. Isto é facilmente encontrado em qualquer lista telefônica. Estas distribuidoras costumam se localizar no centro de qualquer cidade e são responsáveis pelo abastecimento de comércios que vendem balas e doces. Quanto maior for a quantidade de chocolate comprada menor será seu custo. Uma dica é se juntar com passoas que você conhece que também compram chocolate nesta época para que juntas possam comprar grandes quantidades.




O OVO DE PÁSCOA TRADICIONAL

1) Quebre a barra de chocolate em barras em lasca com a ajuda de uma faca. É bom que sejam lascas pequenas para facilitar o derretimento. Nunca use o ralador porque a umidade da sua mão vai estragar o chocolate. Lembre-se que o chocolate não pode ter nenhum contato com água. Tudo deve estar muito seco. Se a sua cozinha for muito úmida também não vai dar certo.  Nesta receita famos usar meio quilo de chocolate. Depois de quebrado separe o chocolate em três partes iguais.

2) Agora, das três partes de chocolate você vai colocar duas delas em uma vasilha de vidro e colocar no microondas em potencial alta por 1 minuto. Na primeira etapa você só vai derreter duas dessas três partes. A cada minuto retire e movimente o chocolate. Repita este procedimento 3 vezes em um total de 2 ou 3 minutos ou até todo o chocolate estar derretido sem bolas e lascas e sem derreter. O objetivo de parar para mover o chocolate é para que o derretimento seja feito por igual. Mas por que pode ser 2 ou 3 minutos? Porque eu não sei qual é a potencia do seu microondas, não sei qual é a temperatura da sua cozinha na hora que você coloca o chocolate no microondas. Quanto mais quente for sua cidade, e mais potente for seu microondas menos tempo você vai precisar. Quanto mais fria for sua cidade, e menos potente seu microondas, menos tempo. Se você colocar menos potência, não tem problema, a única coisa que vai acontecer é que vai demorar mais tempo para derreter tudo. O que não pode é esquentar muito o chocolate pois isto pode estragá-lo.


3) Você também pode fazer o processo em banho maria caso não tenha microondas. Você também deve mexer o chocolate para que derreta igual sem ficar com pedaços. Normalmente isso acontece quando o chocolate atinge a temperatura de 45 graus. Preste atenção para não deixar o chocolate muito quente. O fogo precisa estar baixo. Quando a água do banho maria estiver pronto desligue o fogo. O objetivo é só derreter o chocolate e não cozinhá-lo. Se possui um termômetro de cozinha vai ajudar muito pois não pode passar de 45 graus. Tome muito cuidado para não molhar o chocolate quando estivar fazendo o banho maria. Não deixe a água ferver, pois se isso acontecer o vapor da água pode molhar o chocolate ou deixá-lo úmido. Para terminar retire o chocolate do banho maria ou do microondas e adicione aquele um terço do chocolate que você ainda não derreteu. É fundamental que ele esteja muito bem picado. Misture bem porque esse chocolate precisa derreter com o calor do chocolate que já estava derretido. Este é o processo chamado de temperagem. É isso que faz o ovo de páscoa não derreter depois que estiver pronto. Outra forma usada por algumas pessoas para evitar o derretimento do ovo de páscoa é a utilização da terceira parte em forma de chocolate amargo, ele é mais duro, derrete com menos facilidade que o chocolate ao leite. (Fala sério, o chocolate amargo é bom em tudo).

4) Coloque o chocolate sobre uma pedra de mármore da pia de sua cozinha. Movimente o chocolate de um lado para o outro com a espátula para esfriar. O correto é que você só comece a fazer o ovo quando a temperatura do chocolate estiver a 29 graus, ou seja, quando estiver frio. Se você não tem pia, esfrie o chocolate movimenando-o com a espátula dentro da vasilha até esfriar e ficar mais grosso. Nunca toque no chocolate, e nunca deixe-o molhado.


5) Quando estiver frio coloque o chocolate novamente no pirex de vidro. Com a ajuda da colher coloque o chocolate no molde de silicone ou plástico. Você deve espalhar o chocolate de forma uniforme como se estivesse sujando todo o molde.


6) Escorra o resto de chocolate e limpe as bordas do molde com a espátula. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir esse procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique da grossura que você desejar. O normal é que isso seja feito três vezes.


7) O ovo deve ser colocado na geladeira em uma assadeira coberta com papel manteiga. O buraco do molde deve ficar para baixo. Quando terminar deixe por dois minutos na geladeira. Pode ser necessário menos de 3 minutos ou mais de 3 minutos porque tudo vai depender da temperatura ambiente da sua cozinha e da potência e da temperatura interna da sua geladeira. Você vai ter que descobrir qual é o tempo ideal para o seu caso.


8) Agora use uma faca para retirar o excesso do chocolate nas bordas do molde e aperte o mesmo para desenformar.Isso deve ser feito com uma leve pressão no fundo do molde. Na maioria das vezes o molde se solta do ovo naturalmente sem a necessidade de pressão. Tome cuidado pra não deixar o ovo muito tempo na geladeira, pois se o ovo ficar muito gelado e a umidade relativa do ar da sua cozinha for muito elevada, o contato do chocolate frio com o ar quente e úmido da cozinha produzirá gotas de água no chocolate. É o mesmo fenômeno que acontece quando você tira qualquer coisa da geladeira como uma garrafa de refrigerante e depois de algum tempo observa formação de água na garrafa. Isso também ocorre com o chocolate se ele estiver muito frio e a cozinha muito quente e úmida. O problema da formação de água no chocolate é que isto vai faze-lo derreter. Se acontecer de você tirar o ovo da geladeira e ele começar a derreter é porque não passou por uma boa temperagem ou você tirou ele da geladeira e ele sofreu um choque térmico formando pequenas gotas de água no ovo. (Chocolate não gosta de água, rsrsrsrs)

9) Agora faça o acabamento tirando qualquer exesso do ovo. É importante cuidado para não deixar a marca de seus dedos no ovo, use uma luva ou um pano para pegá-los. Uma dica é fazer todo este serviço a noite quando a temperatura da su cozinha está menor.

DICA IMPORTANTE
Se você usou só chocolate ao leite e depois de pronto o chocolate começou a derreter, faça o ovo com um pouco de chocolate amargo. Você pode colocar metade de chocolate ao leite, metade de chocolate amargo ou 2 partes de chocolate ao leite e 1 parte de chocolate amargo. O chocolate amargo não tem manteiga de cacau, e é a manteiga de cacau que faz o chocolate derreter.


Veja o vídeo abaixo para mais dicas:

 

FONTE  :www.pascoa.info/como-fazer-ovos-de-pascoa-tradicional-facil.html 

Um comentário:

  1. valeu pela receita marisa você ajudou minha mãe e eu estou grato!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir